top of page

Literatura? E agora, por onde começar?

Atualizado: 24 de mai. de 2022

Quem nunca ganhou um livro de presente no amigo oculto da família e nunca leu, que atire a primeira pedra. Eu mesma deixei vários livros parados na estante, durante anos, apenas esperando o momento certo para começar a ler. Mas, afinal, será que esse momento vem se a gente não decidir passar da capa?


O ano era 2009 quando me interessei por literatura pela primeira vez. Levou anos, no entanto, para que eu atravessasse de fato o portal fantástico para o encantador mundo da leitura. Como a maior parte das crianças naquela época, meu acesso a tecnologia era bastante limitado (para não dizer nulo), por isso nos restava bastante tempo para fazer atividades ao ar livre e, no meu caso, passar um bom tempo com os livros que pegava emprestados na biblioteca da escola.

"O Sr. e a Sra. Dursley, da Rua dos Alfeneiros, Nº4, se orgulhavam de dizer que eram perfeitamente normais, muito bem, obrigado. Eram as últimas pessoas do mundo que se esperaria que se metessem em alguma coisa estranha e misteriosa, porque simplesmente não compactuavam com esse tipo de bobagem." - Harry Potter e a Pedra Filosofal

Muita gente pode até torcer o nariz para a saga Harry Potter e também não é meu intuito aqui convence-lo a ler qualquer uma das desventuras do jovem bruxo de Hogwarts, mas preciso admitir que foi por este caminho que eu e muitos outros jovem embarcamos no expresso para tomar gosto pela leitura.


Leitura fácil vs leitura difícil


Já ouvi muita gente dizer que abandonou um livro porque não estava entendendo a história, ou simplesmente porque a coisa toda era entediante. Sim, livros são como qualquer outro tipo de obra de arte e acompanham nossos gostos, tendendo para mais ou menos interessante conforme nossas próprias ideias. Mas existe ainda outro preconceito que impede muitas pessoas de desfrutarem de boas obras, a complexidade estrutural de alguns textos que muitas vezes se mostra como uma primeira barreira.


Ler é como subir uma escadaria de muitos degraus e conforme alcançamos novos andares nos tornamos capazes de compreender as coisas por um ângulo que não poderíamos nem imaginar no início. A medida que lemos com maior frequência, isto é, diferentes tipos de textos e gêneros literários, passamos identifica-los pelo que eles são. Só assim podemos definir qual tipo de leitura nos interessa mais e quais são exigem maior bagagem literária para serem compreendidos.


Foi pensando nisso que preparei uma série de livros especiais para você que nunca teve qualquer intimidade com a leitura, mas deseja embarcar nessa jornada. E se você têm alguma duvida sobre quantos e quais são os Gêneros Literários, é só clicar no link no final da página e dar uma olhada em nossos outros artigos.



Dica numero 1 - Contos de Hoje e de Ontem


Esse foi um dos primeiros livros que li na vida e confesso que até hoje ainda penso nele quando quero ler alguma coisa para relaxar. Com pouco mais de cinquenta páginas, o livro reúne uma série de contos de vários autores, que a principio foi lançado para o publico infantil, mas que veio a cair nas graças de jovens e adultos por sua capacidade de aquecer o peito a cada página.

Ou seja, é uma leitura simples, para todas as idades e gostos. Os contos são, além de tudo, um excelente ponto de partida para se começar a ler. E se você gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto, confira nossos reviews sobre o tema.






Dica numero 2 - Ou Isto ou Aquilo


Cecília Meireles é sem dúvidas um dos maiores nomes da literatura nacional e sabe muito bem como prender o leitor do inicio ao fim. Ou Isto ou Aquilo é um livro é um poema que fala sobre os ganhos e as percas da vida. Com toda sua irreverencia a autora aborda o tema com delicadeza, nos fazendo questionar nossas próprias escolhas e suas eventuais consequências.

Publicado pela primeira vez em 1964 e transmitido por várias gerações desde então, o poema vale muito a pena ser lido e relido.

"Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro. Ou isto ou aquilo: Ou isto ou aquilo... E vivo escolhendo o dia inteiro."







Dica numero 3 - O Misterioso Caso de Styles


Romance polícial Lançado originalmente em 1920, O Misterioso Caso de Styles é o primeiro grande sucesso de Agatha Christie que mais tarde viria a se tornar o maior nome do gênero. Nesta trama acompanhamos o famoso e astuto detetive Poirot que tenta desvendar os segredos por trás da morte de Mrs. Emily Inglethorp, herdeira da fortuna de seu falecido marido.

Em meio a um clima de total perturbação na mansão, onde vivem o atual marido vinte anos mais jovem de Emyle e seus dois filhos, Poirot tenta descobrir a causa da morte enquanto tropeça em reviravoltas cada vez mais estarrecedoras da trama.

O livro tem pouco mais de duzentas paginas, mas a leitura é bastante simples e fluida. Vale a pena tentar desvendar as pistas desconexas de Agatha neste romance incrível.




Dica numero 4 - O pequeno príncipe


Publicado pela primeira vez em 1943, O Pequeno Príncipe conta a história da peculiar amizade entre um adulto frustrado e incompreendido e um garotinho que vive em um asteroide no meio do espaço. Apesar do caráter filosófico e poético a obra também é considerada literatura infanto-juvenil e pode ser lida por todas as idades.

O livro foi inspirado em um incidente vivido pelo autor, Antoine de Saint-Exupery, que em abril de 1943 foi enviado a guerra para combater as tropas nazistas. O mesmo deixou para trás o manuscrito da obra que mais tarde seria publicado por sua esposa. Na história acompanhamos o narrador e também personagem principal, cujo avião caiu no meio do deserto do Saara. Ele adormece e ao acordar se depara um estranho garotinho que ao longo da trama narra suas aventuras no asteroide para o protagonista.




Dica numero 5 - Harry Potter e a Pedra Filosofal


Por ultimo, mas não menos importante, lançado em junho de 1997, Harry Potter e a Pedra Filosofal não poderia ficar de fora desta lista. Com pouco mais de duzentas páginas, o clássico marcou e continua marcando gerações ao longo dos anos. De fácil leitura e compreensão, é o primeiro de uma saga de sete livros e conta também com uma fantástica adaptação para cinema.

Harry Potter é um garoto órfão de dez anos que vive na casa dos tios, os quase normais Sr. e Sra. Dursley e seu insuportável primo Duda. Harry que durante toda a vida teve que suportar o tratamento indiferente dos tios e as crueldades do primo, vê sua vida se transformar completamente quando recebe uma carta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. No dia do seu decimo primeiro aniversario ele descobre que não é um garoto qualquer e que um grande destino o espera do outro lado dos portões de Hogwarts.


Comments


bottom of page