Prosa, conto, crônica? Por onde começar a escrever?
- Priscila Roseane
- 11 de mai. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de mai. de 2022
Com quantas palavras se escreve uma prosa? Afinal, qual a diferença entre conto e crônica? Receita nota mil no enem?

Todo mundo, ou pelo menos a maioria das pessoas, já sentiu aquela famosa dúvida: Afinal, é conto ou crônica? Pois é, essa é uma pergunta mais comum do que você imagina. Mas não se preocupe, assim como todas as outras questões da literatura essa também é fácil de elucidar.
E se você ainda não conferiu nossos artigos sobre Gêneros Literários e Textuais corre lá e da uma olhada.
Dica n.º 1 - Como definir o gênero do texto
Essa é fácil! O primeiro passo na hora de começar a escrever é definir qual tipo de história você quer contar. Romance, conto, fabula, crônica, artigo, receita de bolo, ou fanfic, os gêneros textuais são muitos e é importante saber as características de cada um deles para não errar. Dessa forma basta analisar qual se encaixa melhor dentro da sua narrativa.
Lembre-se de ler bastante todos os tipos de gêneros textuais para conhecer suas diferenças e características.
Dica n.º 2 - Definir a voz
Uma das coisas que praticamente todos os tipos de textos possuem é o narrador. É ele quem vai contar a sua história e por isso é muito importante decidir qual o tipo de narrador utilizar. A decisão deve ser as características do gênero textual escolhido, é claro. E se você ainda não conhece todos os tipos de narradores não se esqueça de conferir nossos artigos anteriores.
“Isto é o que se comprometem a fazer por você, leitor. Com esta gota de tinta no final da minha pena, vou mostrar-lhe a oficina espaçosa de Jonathan Burge, carpinteiro e construtor, na aldeia de Hayslope, como ele apareceu no dia 18 de junho, no ano de Nosso Senhor de 1799." - George Eliot, Adam Bede, (1859).
Dica n.º 3 - Organizar as ideias
Algumas pessoas costumam dizer que quanto mais liberdade você da aos pensamentos mais longe eles voam. Eu, no entanto, gosto de organizar minhas ideias antes de começar a escrever. Tenho sempre um papel e caneta (smartphone) nas mãos para anotar as ideias que me veem a mente e evitar me esquecer delas. Procuro sempre tomar notas de coisas interessantes que podem servir como fonte de inspiração como nomes de cidades, pessoas importantes e situações memoráveis.
Dica n.º 4 - Construindo um roteiro
Assim como na dica numero três é importante adquirir certa experiência antes de definir um método que funcione para você na hora de escrever. Sugiro, contudo, que comece a criação dos seus textos, seja ele um conto, uma crônica, ou até mesmo uma receita de bolo, com a construção de um roteiro. Um roteiro serve basicamente como um guia, contendo as principais informações da sua história, para evitar que você se perca durante o processo de escrita, ou acabe deixando buracos que possam comprometer a experiência dos leitores.
Não se esqueça, se tiver alguma duvida sobre como construir um roteiro é só conferir nosso artigo sobre Criação de Roteiros.
Dica n.º 5 - Colocando as mãos na massa
Muito bem! Agora que você já têm tudo o que é necessário, decidiu o tipo de história que quer contar, qual será o narrador mais adequado e tem todas as ideias organizadas, já pode começar a escrever. Pois a melhor maneira de escrever mais e melhor é praticando com frequência. Comece com textos pequenos, defina algumas linha a serem escritas por dia e não sinta vergonha de mostrar os resultados aos parente e amigos mais próximos. Você verá que é apenas uma questão de tempo para que isso vire um hábito e logo você estará escrevendo várias páginas sem dificuldade.
E não se esqueça de ficar atento a gramatica e uso correto da pontuação, quer esteja escrevendo um artigo ou uma fanfic, pois alguns erros podem comprometer a transmissão da mensagem e tornar o seu texto incompreensível.
Hora de escrever!
Dê assas a sua imaginação e não tenha medo de errar, pois você sempre poderá tentar novamente e no processo aprender coisas novas. Você também pode usar o Chat do Afeto Diário para esclarecer suas dúvidas, pedir por mais dicas e compartilhar seu desenvolvimento com a equipe.
Deixe seu comentário neste post caso tenha gostado das nossas dicas.
Comments